2021

3 dias em Salvador

Fui comemorar meu aniversário de 27 anos em Salvador!
Além dos relatos da viagem, trago aqui o roteiro que fiz e dicas de onde comer :)

Eu e o mocinho usamos o reembolso de umas passagens para Amazônia que foram canceladas por conta da pandemia + desconto da firma e fomos passar 3 dias na Bahia.
Ficamos no maravilhoso Mercure Salvador Rio Vermelho, que tem uma piscina de borda infinita sensacional. O bairro também é ótimo, tem muitos restaurantes bons!

Nós chegamos dia 14 à noite e fomos jantar no Manga, ali do lado do hotel. Pegamos uma mesa no terraço, que dava pra aproveitar a vista e o calor da noite. Acabei passando mal depois do jantar :( Absolutamente nada a ver com a comida, que por sinal, estava deliciosa, mas eu estava meio enjoada pós vôo e ao invés de esperar melhorar, resolvi jantar logo que cheguei. Quero muito voltar lá para aproveitar de verdade, porque o cardápio era super diferente e os pratos lindíssimos. Sigo eles no Instagram e sofro por não ter conseguido aproveitar direito!

No primeiro dia, que era meu aniversário mesmo, o dia estava horrível! Nublado, chuvoso, péssimo. Tinha planejado turistar mas não rolou, o que de fato não foi um problema, pois passamos o dia deitados na cama do hotel, cochilando e vendo série. Deu pra descansar bastante.
Almoçamos num restaurante também bem perto do hotel, que acabou se tornando nosso favorito, o Casa de Tereza. Ai gente, sério… Não tem o que falar. Pedimos uma moqueca para a chef Ana Bueno (esse é o nome da moqueca, haha), que levava banana da terra, peixe, polvo e camarão… MANO, que DELÍCIA! Ainda veio arroz, mandioca, pirão e farofa (que farofa!!!). Pedi um suco de jabuticaba que mudou minha vida e duas sobremesas: cocada de forno e Delícia Ibeji (pudim de tapioca com calda de espumante, especiarias e gengibre).

E o ambiente era lindíssimo! Meio barroco, meio rústico, cheio de referências aos Orixás! Sentamos numa mesinha de dois lugares com poltronas antigas e ao lado de um janelão que ia quase até o chão. E ainda tem uma lojinha com um monte de produtos e artefatos (comprei um pacote de farofa). Sério, que experiência.

Voltando do almoço tinha uma supresinha no quarto! Um cartão de feliz aniversário e um bolo do pessoal do hotel e uma cartinha do Guilerme! #heartists demais, hahaha <3

De noite fomos jantar no Ori, um restaurante que fiquei curiosíssima para conhecer. Ele faz parte de um grupo chamado Origem, que tem três casas: Ori (mais casual), Origem (mais conceitual) e o mini bar Gem. Mesmo sendo mais casual, o ambiente era mais chiquezinho e o cardápio interessantíssimo. Como estou escrevendo isso mais de um ano depois de ter ido, não lembro exatamente o que pedimos e pelo que vi, o cardápio mudou D: Lembro que gostei, mas as escolhas do mocinho foram melhores que as minhas. Quero ir no Ori de novo e conhecer as outras casas do grupo..

No segundo dia fizemos um Free Walking Tour, algo que amo fazer quando viajo para um lugar novo! Acho que é um forma excelente de conhecer a cidade. Curto muito as explicações dos guias e ver tudo com calma ao caminhar.
Acho que foram umas duas horas e meia de tour pelo centro de Salvador. Conhecemos o Elevador Lacerda, Praça da Sé, Pelourinho, Monumento da Cruz Caída.
Para finalizar o tour (essa parte já era fora do Free Walking, fui só eu e o mocinho mesmo) demos um pulo no Dique do Tororó porque eu queria ver os Orixás de perto.

Voltamos para o Rio Vermelho e almoçamos acarajé no Acarajé da Cira. Foi a primeira vez que experimentei um acarajé mesmo. Eu tinha feito na faculdade e não tinha gostado muito, mas claro que não iria deixar de experimentar estando na Bahia, né? Bom… Não lembro se fizemos algo de errado na receita da faculdade (provavelmente sim), porque aquele acarajé estava simplesmente delicioso e eu virei a louca do acarajé. Quero vatapá e caruru sim, por favor!

Pós almoço, tentamos ir para a Praia do Farol da Barra curtir um pouco o mar. O dia estava lindo, mas a praia estava lotada e suja :( Achamos um cantinho mais próximo de umas pedras, que parecia ser um ótimo lugar, mas tinham quebrado uma garrafa por ali e a areia estava cheia de vidro. Desistimos, pegamos um Uber de volta para o hotel e aproveitamos a piscina.
Jantamos na Casa de Tereza. Pedimos duas duplinhas de petiscos: bolinho de feijoada, bolinho de peixe, bolinho de mandioca com carne seca e telhinha de beiju. De principal, uma moqueca -obviamente- e de sobremesa, não me lembro bem. Mas acho que era um bolinho de chocolate com sorvete de tapioca e beiju.

No terceiro e último dia, acordamos cedo para ir à Ilha de Itaparica. Nosso vôo era de noite, então ainda tínhamos um dia inteiro ainda para aproveitar.
Fomos até o Terminal Marítimo de São Joaquim (atrás do Mercado Modelo) e pegamos uma balsa até Itaparica.
Uns 45 minutos depois, chegamos na Ilha e fomos de táxi até a Praia da Penha, indicação de um Uber do dia anterior.
Almoçamos acarajé e água de coco num quiosque/restaurante por ali e ficamos relaxando na nossa mesa. Depois de um banho de mar relativamente rápido, resolvemos voltar andando até o porto de Itaparica, para pegar a balsa de volta. Acho que foi quase uma hora de caminhada pela praia. Foi nossa melhor escolha? Não. Mas também não foi tão ruim. Só estávamos meio cansados para andar sem saber exatamente quanto tempo levaria para chegar, hehe. O caminho é quase sempre beirando o mar, mas as vezes a faixa de areia era quase inexistente.

Nosso plano inicial era ter feito o Free Walking Tour logo no primeiro dia, e ir para o Morro de São Paulo ou Praia do Forte no segundo. Mas, por conta da chuva, ficamos com um dia a menos para turistar.
Eu não quis abrir mão de passear por Salvador e precisaríamos de mais tempo e calma para fazer Praia do Forte ou Morro de São Paulo, não daria para fazer no último dia. E não tinha Free Walking Tour no Domingo, então não dava para trocar os dias.
Pedimos muitas dicas para as pessoas que encontramos, e o que fez mais sentido para aproveitar o último dia sem correr o risco de perder o vôo foi ir até a Ilha de Itaparica. Valeu a pena, é um ótimo bate e volta!

De volta a Salvador, demos uma passada bem rápida no Mercado Modelo (que já estava fechando) e voltamos para o hotel para nos arrumarmos e pegarmos o vôo de volta para São Paulo.

Foi uma viagem curtinha mas que rendeu muito! Deu pra fazer um pouco de tudo: desde descansar bem até turistar e comer muito. Inclusive, eu já sabia e esperava que ia comer bem, mas superou todas as expectativas, porque olha… Comi MUITO bem! :)

Deixe um comentário